DIEGO OLIVEIRA
Roteirista. Produtor Audiovisual. Redator. Cineasta
QUEM
SOU EU ?
Formado em Rádio e TV pela Universidade São Judas (2011) e nos cursos de Publicidade (2018), Produção de Moda (2014), Produção de Eventos (2021) e Assessoria de Imprensa (2022), todos pelo Senac São Paulo.
Apaixonado por televisão desde criança e noveleiro convicto desde a estréia da primeira versão de "Chiquititas", em 1997, comecei a escrever esboços de programas de TV e cenas de filmes e novelas ainda criança, mesmo sem saber as formatações necessárias e nem que essa "brincadeira de inventar" viraria minha profissão.
Telespectador assíduo da programação dominical dos anos 90, apaixonado por game-shows e fã da apresentadora Eliana, só desligava a televisão para dormir, ir à escola e fazer a lição de casa.
Fui produtor, redator e roteirista do programa "Antenados" (Canal Universitário, 2009-2010); idealizador, produtor, diretor e roteirista dos documentários "Macho, sim senhor" e "Batom e Violão" (Canal Futura, 2018); diretor e roteirista do curta "Posso Te Beijar?" (2018).
Entre 2019 e 2020, realizei de maneira independente o documentário "Família de todas as cores", onde assino a idealização, roteiro e direção. O documentário participou dos festivais "Festivou 2020", "Satyrianas 2022", "Festival de Inverno de Atibaia 2023" e "OffCine 2024", levando neste último o prêmio na categoria Originalidade.


![IMG-20240924-WA0016[1]_edited.jpg](https://static.wixstatic.com/media/3ce87e_36d886491b8541f4be10784f9382ca34~mv2.jpg/v1/fill/w_168,h_168,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/IMG-20240924-WA0016%5B1%5D_edited.jpg)

AUDIOVISUAL
Fui idealizador, produtor, roteirista e diretor dos projetos abaixo:
Família de Todas as cores
Documentário
Independente (2020)
Posso Te Beijar?
Ficção
Independente (2018)
Macho, sim senhor
Documentário
Canal Futura (2017)
Batom e Violão
Documentário
Canal Futura (2017)
Meu nome é Ivone Garcia
Experimental
Independente (2024)
LITERATURA
Para ler os contos online ou baixá-los gratuitamente, basta clicar sobre o título e você será redirecionado:
O conto faz parte da antologia "Quando a alma brada por socorro", da Elemental Editoração
O conto faz parte da antologia "Histórias de Queerentena", do Editorial Centro de Estudios Sociales de America Latina
O conto faz parte da primeira edição da revista Toma Aí Um Poema
O conto faz parte da primeira edição da revista TAUP
RESENHA
Em 2014, escrevi resenhas semanais para o site "Laura Pausini Brasil" sobre a participação da cantora no programa "La Voz"
("Laura Pausini Brasil" é o site do fã-clube oficial da Laura Pausini no Brasil)
Estas são as minhas resenhas favoritas:
KIKE, DA EQUIPE PAUSINI, É O VICE CAMPEÃO DO
“LA VOZ MÉXICO” E GRAVARÁ CD PRODUZIDO POR LAURA.
Por Diego Oliveira
“Like a Diamonds”: Laura Pausini se destaca no quarto dia de audições do “La Voz México”.
Por Diego Oliveira
Em clima de despedida, a grande final do “La Voz México” começou com o depoimento dos coachs sobre a quarta temporada do programa. “Gostei de estar aqui e não quero que ninguém me roube o título de italiana mais mexicana”, disse Laura. Em seguida, os quatro coachs, em traje de gala, cantaram “Cielo Rojo” e “Cielito lindo”. Depois o programa relembrou o momento em que Agina, Kike, Guido e Natália descobriram que estavam na grande final. Ricky Martin e Agina protagonizaram o primeiro dueto da noite cantando o hit “Fuego de noche, nieve de dia”. O segundo dueto (e o mais esperado pelos pausinianos) ficou por conta de Laura Pausini e Kike que cantaram o sucesso “Primavera Anticipada”.
Em uma pausa nas apresentações, o programa mostrou uma seleção com os melhores momentos de Ricky Martin na atração. “Ele é uma pessoa especial. É muito difícil nesse mundo da música encontrar pessoas que buscam mais a alma”, disse Laura sobre o amigo. Na sequência, Yuri e Natália cantaram “Yo te pido amor” e, por último, Julión e Guido interpretaram “Mi mayor anhelo”.
O vídeo com os melhores momentos de Laura Pausini no programa exaltaram uma artista alegre, divertida e dedicada. A edição mostrou as apresentações musicais de Laura ao longo dos 14 episódios anteriores, sua interpretação do clássico mexicano “Cielito lindo”, seus argumentos para convencer os participantes a irem para sua equipe e sua tentativa de fazer o “gritinho mexicano” com Yuri.
De volta ao palco, os finalistas cantaram individualmente. Em sua apresentação, Agina cantou “Héroe” (versão em espanhol de "Heroe", hit da cantora Mariah Carey). O participante Kike, da “Equipe Pausini”, foi o segundo a se apresentar. Para a ocasião escolheu uma versão em espanhol de “I don’t want to miss a thing”, levando Laura às lágrimas. O programa fez uma pausa para mostrar os melhores momentos de Yuri e, na volta, Natália interpretou “Que ganas de no verte nunca mas”. Por último, Guido cantou “Granada”. Antes dos resultados, foram a ar os momentos engraçados (e as alfinetadas, claro) entre Laura e Yuri. “Gosto muito dela. Ela é honesta. Quero que saibam”, disse Laura sobre a amiga. “Ela me surpreendeu com um coração tão especial. Acredito que uma das melhores coisas que levarei desse programa é a amizade com Laura Pausini”, disse Yuri. No palco, as duas se abraçaram e disseram que sentirão saudades uma da outra. Em clima de tensão e expectativa, a apresentadora anunciou Kike e Guido como os participantes mais votados até aquele momento. Com isso, os dois voltaram ao palco para se apresentarem individualmente. Kike cantou “Love Me Again” e Guido cantou “Por ti volaré”.
Depois de muito suspense, Guido foi anunciado como ganhador desta temporada. Mas pra quem estava torcendo por Kike, há uma boa notícia: Laura vai produzir o primeiro disco de Kike e seu primeiro single vai se chamar “Aqui y ahora” e será divulgado nas próximas semanas.
Quem aí está animado para ouvir o disco de Kike produzido por nossa italiana?
Em busca de 16 vozes. Esse é o objetivo de cada um dos coachs do “La Voz México” na fase de audições do programa que começou a quarta noite com a apresentação de Joel Isaak. O jovem, de apenas 18 anos, fez com que Laura Pausini virasse a cadeira, levantasse e dançasse. No final da apresentação, os dois ainda cantaram juntos um trechinho de “The Way You Make Me Feel”, de Michael Jackson. Após uma disputa engraçadíssima entre os coachs, o primeiro participante da noite foi convencido pelos argumentos da italiana e optou em ir para o “Team Pausini”.
O programa mostrou, ainda no primeiro bloco, uma entrevista com a diva italiana falando sobre o início de sua carreira e a fase em que era gordinha. O quadro recebeu o nome de “As aparências não importam”. Em seu depoimento, a cantora destacou que “Não é o corpo que vende, são as nossas intenções. Uma vez me disseram: ‘Sua voz é linda, mas você está gorda e feia’. Ao mesmo tempo, ganhei o festival de Sanremo. Depois minha gravadora me disse: ‘Não vamos vender discos com esse corpo’ e o que aconteceu? Esse foi o disco que mais vendeu na minha carreira.”, desabafou Laura.
Seguindo com as audições, o participante Alejandro foi disputado por Laura e Ricky Martin, mas acabou sendo convencido pelo bonitão porto-riquenho a ir para sua equipe. “Todos os que eu quero, você leva para sua equipe”, disse Laura para Ricky em tom de brincadeira. Mas a sorte virou e Dante, um dançarino de pole dance, foi o segundo participante da noite a integrar a “Equipe Pausini”. Laura virou sua cadeira nos segundos finais da música e, animada, brincou: “Me fala seu nome, sua idade e seu telefone” e o rapaz respondeu: “Me chamo Dante, tenho 30 anos e o meu telefone eu te passo nos bastidores”. A plateia riu e Laura completou: “Não sei se meu namorado vai gostar disso, mas vamos trabalhar juntos”.
O próximo participante da noite não conseguiu fazer com que os coachs virassem a cadeira, mas ganhou elogios de Laura: “Adoro as cores da sua roupa”. E o rapaz respondeu: “E eu gosto do seu sorriso”. Melissa, que já havia participado da segunda temporada do programa na equipe de Miguel Bosé (com quem Laura já fez dueto na canção “Te amaré”) foi a última participante da noite. A candidata, que se apresentou com o hit “Diamonds”, da cantora Rihanna, foi disputada pelos quatro coachs e acabou indo para o time de Laura Pausini. Para convencê-la, Laura se levantou, tirou os sapatos, foi até o palco e mostrou as solas do sapato que usou para gravar o comercial do “La voz” onde se lia: “Shine bright like a Diamonds in the sky”. Laura se abaixou, calçou os sapatos na participante e pediu que ela fosse para sua equipe. “Com mulheres e sapatos não se joga”, disse Ricky Martin. “Nem com diamantes”, completou Laura.
E assim, Laura Pausini terminou esta noite de audições com mais 3 participantes, somando 10 artistas à sua equipe. Julión e Yuri somaram mais dois participantes cada um e Ricky Martin somou mais três.
Esse programa foi agitado e Laura interagiu bastante, né!?
Conta pra gente o que vocês estão achando da participação dela no programa?
ARTIGOS
Em 2023, comecei a escrever artigos e publicá-los no LinkedIn.
Em 04.01.2024 publiquei um artigo falando sobre minha relação com as redes sociais
e uma pesquisa pessoal sobre o TikTok.
O TikTok vai ser nosso lar
É imprescindível estar presente nas redes sociais. Se você não tem um perfil aberto em, pelo menos, uma das inúmeras redes sociais existentes no momento, deduzo que há três opções para tal: ou você é uma pessoa muito desapegada (e eu te parabenizo muito por isso), ou você é um neandertal ou - infelizmente - você/sua empresa/sua marca não estão sendo vistos.
Eu, atualmente com 34 anos, faço parte da Geração Y - ou "Millenium" - e vi o processo tecnológico engatinhando até se tornar o que é hoje. Usei internet discada, conversei com amigos pelo MSN e estive no Orkut. Tive perfil no Facebook e tentei manter alguns canais no YouTube que não deram certo.
De uns anos para cá, abandonei o Facebook (e muitos jovens e adolescentes assim o fizeram). De acordo com matéria publicada no g1 em julho de 2022, o Facebook perdeu 2 milhões de usuários mensais em todo o mundo no segundo trimestre daquele ano. O Insper (Instituição de ensino superior e pesquisa) publicou uma matéria - em agosto de 2022 - onde destaca que a "Geração Z" foi a que mais abandonou esta rede social. Um estudo feito nos estados unidos com jovens entre 13 e 17 anos mostrou que, em 2022, apenas 32% dos entrevistados usavam o Facebook. Entre 2014 e 2015, esse percentual era de 71%. Além de um ambiente tóxico, eu - particularmente - não tinha mais o mesmo engajamento de antes. Eu usava a rede social para conversar com os amigos, estar em contato com pessoas com gostos em comum em comunidades relacionadas à TV, música, celebridades, entre outros assuntos. Cheguei a ter uma repercussão interessante quando fazia postagens sobre moda entre 2014 e 2016, mas as quantidades de likes e comentários passaram a cair. Em 2018, decidi investir no Instagram, mas ainda não entendia bem a plataforma e também não haviam tantos recursos interessantes como atualmente existem. Eu usava meu perfil pessoal para postar fotos do dia-a-dia e paralelamente ia divulgando trabalhos, projetos e idéias. Tive que mudar.
Mudar dá medo. Vem a insegurança, a síndrome do impostor, as incertezas e aquele "e se..." ou aquele "mas, será?" que perturba nossa mente e tira o nosso sono. Mas é preciso arriscar. E a gente sabe/sente quando chega a hora da mudança. E, pra mim, o tempo de mudar chegou OUTRA VEZ.
Em 2024, comecei a desenvolver um projeto em vídeo no Instagram, onde publico reels sobre novos artistas e descobertas musicais (É possível ver os vídeos aqui). O engajamento oscila bastante. O maior número de visualizações está no vídeo em que falo sobre o cantor italiano Sangiovanni (atualmente com mais de 2000 views). Os demais ficam entre 300 e 500 views.
Conversando com meu sobrinho (da geração Z), ele sugeriu que eu começasse a usar o TikTok, pois meu engajamento melhoraria e o conteúdo que produzo faria mais sucesso por lá. Então fui pesquisar sobre essa rede social e descobri números interessantes.
De acordo com pesquisa feita em 2021 pelo NIC.br (o Comitê Gestor da Internet no Brasil) e publicada pelo AISEP Instituto de Psiquiatria-IPq-HCFMUSP, o TikTok é a rede social preferida de crianças e adolescentes. Dados mostravam que 48% dos entrevistados entre 11 e 12 anos estavam presentes nesta rede social, enquanto apenas 22% estavam no Instagram e 8% no facebook. Quando analisamos a inserção de usuários adultos, os números divulgados pelo Sebrae - em matéria de dezembro de 2021 - mostravam que 29,5% dos usuários tinham entre 20 e 29 anos, enquanto 16,4% tinham entre 30 e 39 anos, 13,9% estavam na faixa entre 40 e 49 anos e 7,1% tinha 50 anos ou mais.
Análises mais recentes, como a publicada pela Forbes Brasil, mostra o TikTok como a rede social de marca mais valiosa do mundo em 2023. Atualmente, o Brasil tem 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais, ocupa a terceira posição no ranking de países com o maior número de usuários e fica atrás apenas dos Estados Unidos (que contam com 113,3 milhões de usuários) e da Indonésia (com109,9 milhões). Os dados são da Data Reportal e foram publicados em matéria da EXAME. E as marcas já estão percebendo que a rede é um excelente espaço para divulgarem seus produtos, acercarem de seus consumidores e apresentarem suas novidades. Tanto é que a C&A Brasil firmou uma parceria com o TikTok e promoveu no fim de 2023 uma campanha que incentivava os clientes a irem até uma de suas inúmeras lojas para montar um look especial de fim de ano e postá-lo no TikTok, usando a hashtag #PresenteNaVtrineCeA , o áudio oficial da missão e marcando a página de C&A. Os melhores looks estamparam as vitrines das lojas ao redor de todo o país. Em matéria publicada também na EXAME, a diretora de marketing da C&A, Mariana de Aguiar Moraes afirma que o TikTok alia formatos promissores de conteúdo ao alcance de distintas gerações, por isso funciona como um termômetro em tempo real de tendências.
Eu estou migrando para lá depois de muita resistência. Ainda não tenho como mensurar os resultados, mas assim que puder fazer um balanço da repercussão dos meus conteúdos, eu faço outro artigo ou um post contando a experiência.
E você, já está lá? Sua marca e/ou empresa estão por lá?
MODA
Em 2014, me formei no curso "Técnico em Produção de Moda", do Senac São Paulo.
Durante o curso e, posteriormente, por um período curto de tempo, produzi alguns
editoriais independentes em parceria com amigos fotógrafos e modelos.
Estes são alguns dos resultados
dos principais trabalhos que desenvolvi na área de moda.










REELS INSTAGRAM
Clique nas imagens e você será redirecionado:
Motivacional
Episódio: Acreditar
2022
Projeto "Descobertas Musicais"
Episódio: Sangiovanni
2023
VLOG
Episódio: Fã da Eliana
2024
Motivacional / Humor
Episódio: Depois dos 30
2024
Artes no Canva
Episódio: Domingo Legal
2024